quinta-feira, novembro 16, 2006

Feira de Solidariedade na FIL

De 2 a 10 de Dezembro decorre a Natalis - Feira de Natal e da Solidariedade de Lisboa. O preço da entrada é de apenas 1 EURO, e todo o dinheiro dessas entradas vai para beneficiência, ou seja, a receita de bilheteira reverterá, na íntegra, a favor das Organizações de Solidariedade Social presentes na Natalis.
Desde a gastronomia típica da época, até aos presentes mais excepcionais, passando pela decoração, poderá fazer excelentes compras, num só espaço. www.natalis.fil.pt/.

Forum RSO, uma espécie em vias de extinção?

O.K., tenho evitado comentários mais negativos por estas bandas mas tenho a dizer que, sem ter estado no primeiro, o II Forum RSO me pareceu, face ao que vi neste e ao que pude aceder no anterior, muito aquém da primeira iniciativa.

Foram preços elevadíssimos para participantes, para condições pouco comuns (auditório em aberto, péssima iluminação), em que se explorou demasiado o formato de painel atribuído à responsabilidade dos actores (que são os mesmos que têm feito este tipo de eventos ao longo do ano de forma gratuita).
Resultado: não se disse nada de muito novo (para quem já tem visto dois ou três encontros destes), não teve a amplitude do primeiro, não justificou o montante dispendido (até porque me pareceu que havia quem entrasse para a exposição e acabasse por assistir ao Forum sem ter pago). Valeu pela exposição sobre sustentabilidade e porque vale sempre a pena assistir, mas não correspondeu às expectativas e não compensou, definitivamente, o custo da entrada.

Angariação de Fundos como Departamento

(Continuação do post anterior...)

Mas como se não bastasse, viro a esquina e... pasme-se: esbarro com uma ONG com Departamento de Angariação de Fundos!!! Em pleno Portugal?!?
OK, a Amnistia Internacional, como o próprio nome indica, tem influências fortes de realidades externas... Mas assim onde é que vamos parar?
Agora a sério, é uma lufada de ar fresco aceder a estas informações e perceber a nossa capacidade de reagir, numa área/oportunidade cujo silêncio ensurdecedor «gritava» para que a explorassem.

quarta-feira, novembro 15, 2006

ENTRAJUDA

De súbito apercebemos-nos de que as coisas estão mesmo a mudar. Para além da nossa existência e da capacidade que temos de interferir na realidade.
Elas já eram um bom punhado de instituições que insistiam em me entrar pelos olhos dentro quanto à sua postura inovadora de captação de recursos (Raríssimas, Fundação do Gil, ACAPO, etc). Então, no espaço de uma semana, apercebo-me de novas entradas (pelo menos para mim) totalmente inovadoras.

A Entrajuda é uma experiência que surgiu em 2004!!(Espanto!!) E é tudo o que gostávamos de ver aparecer e não tínhamos coragem de pensar. Uma plataforma de articulação entre empresas e terceiro sector. Fantástico.

Não, não é mais uma consultora. É «apenas» uma plataforma de recepção de pedidos de instituições necessitadas e ofertas de empresas doadoras. Tudo numa base de voluntariado. E tem um plano de formação invejável, administrada gratuitamente aos beneficiários pelas empresas/ consultoras aderentes. Ao se inscrever, a organização beneficiária recebe um tutor, que fará o diagnóstico de necessidades e posteriormente a articulação com as empresas que as poderão prover. A ideia é excelente, esperemos que a prática também.