O ISU- Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária desenvolve desde há cerca de dez anos um programa de voluntariado em África que envia jovens universitários durante dois meses para apoiar projectos dos seus parceiros locais, em países como Guiné e Cabo Verde, entre outros.O âmbito dos projectos passa por áreas como a formação de professores em áreas específicas, empowerment de mulheres, apoio ao micro-crédito, intervenção com crianças, sensibilização para questões de saúde, entre outras. No saldo final, ganham tanto as populações abrangidas pelos projectos como os próprios voluntários, que trazem na bagagem imagens e experiências que nunca mais vão esquecer.
Esta iniciativa conta com uma angariação de fundos bastante intensa, que decorre essencialmente nos meses de Abril a Julho e que tem como objectivo conseguir cerca de 30.000€ para financiar a viagem e estadia dos voluntários. Para tal, recorre-se à divulgação do projecto, organização de eventos, bancas de vendas com o apoio dos próprios voluntários.
Aqui fica uma iniciativa interessante na forma empenhada de exercer educação para o desenvolvimento. http://nodjuntamon.blogspot.com
2 comentários:
Olá Susana
Encontrei o teu blog sem querer e acho-o óptimo. espero que continues a escrever.
Ando à procura de eventos/conferencias/seminários/etc sobre responsabilidade social das empresas em portugal, a acontecer no futuro próximo. Tens alguma pista?
Obrigada.
Eu sou uma antropóloga interessada nestes assuntos.
Abraço
Ana Lopes
ah o meu email é info@analopes.org
obrigada
ana lopes
Enviar um comentário